sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sabedoria! Como Gostaria de Alcançar


Há uma grande luta entre força e sabedoria, algumas pessoas pensam que força é mais necessária que a sabedoria, que é sempre o grande e musculoso que leva a melhor nas batalhas. Hum, sei não em. Quem gosta de assistir filmes de ação tem com ele esse pensamento, e com certeza não quer perdê-lo. Afinal quem bate mais e consegue dar maior quantidade de tiros é que leva a melhor. Portanto, eu penso que um estrategista vale mais que mil fortões que só sabem usar espadas.

No livro de Eclesiastes temos o seguinte exemplo: “Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; veio contra ela um grande rei, sitiou-a e levantou contra ela grandes baluartes. Encontrou-se nela um homem pobre, porém sábio, que a livrou pela sua sabedoria; contudo, ninguém se lembrou mais daquele pobre”. ( Eclesiastes 9:14,15).

Como já é do conhecer de todos, quando se fala em rei, vemos uma pessoa cercada de defensores, e pelo jeito que ele é apresentado no texto, não estava com intenções de fazer o
bem para as pessoas que habitavam naquela cidade. Ele chegou e construiu baluartes, que podem ser muralhas, ou então idéias que iria beneficiá-lo. Tanto uma quanto outro somente traria vantagens em guerras como vantagens pessoais (ele queria mostrar força), mas na cidade havia poucos homens e o medo já estava distribuído entre os moradores.

Porém havia um homem sábio, que era pobre em situações financeiras. E que com a sabedoria que possuía conseguiu livrar a cidade das mãos de um rei, um rei não, um grande rei. Bom! O que ele fez para livra a cidade e como ele fez, não é citado, só que o mais importante é que ele livrou a cidade. E para concluir, o “desinfeliz” nunca mais foi lembrado pelo seu grande feito, pelo livramento daquela cidade, ainda mais em uma vila onde moravam poucos homens. Triste? Hum, respondo que não. Pois se ela era sábio com certeza não buscava reconhecimento.

Coragem de seguir em frente e levando seus ideais com força total, empurrando tudo e todos com a força que produz, pensando que é imune a todas as armadilhas? PERIGO! Estamos embaixo das mesmas ciladas. Você vai andar, andar, andar e no momento em que você perceber, não conseguiu andar mais de cinco passos. Sabe por quê? Porque faltou sabedoria, não inteligência, não planejamento, mas SABEDORIA. Ela é importante, necessária, eficaz e acima de tudo satisfatória. Olhe o texto de Eclesiastes e veja a força com que o rei chegou. Para construí baluartes (ruínas) usou da força física dos soldados que possuía e fez alguns escravos, mas para conseguir baluartes (ideais), ele contava com um governo muito bem dividido em postos oficiais, e que não o deixava isento de sábios (que nesse caso não eram sábios coisa nenhuma) para ajudar em decisões. Para o rei não faltava inteligência, não faltava força e muito menos planejamento. Faltou sabedoria.

Espera aí Adelson, você disse que ser sábio é satisfatório, e, no entanto, o nome do pobre foi esquecido pra sempre. Mas é claro que eu disse, e com certeza foi, ou você esta pensando que para um homem realmente sábio o que importa são os aplausos, bajulações e essa peste chamada demagogia. O verdadeiro sábio busca a satisfação em si mesmo, as atitudes é em prol do povo e para ajudar o povo.

Observe que se ele almejasse o trono, ele o teria. O homem acabou de livrar a cidade das mãos de um tirano, possuidor de um grande poder. O que ele não faria se tivesse vontade de governar? Não era uma tarefa difícil conseguir o trono daquela cidade, sem conhecimentos e repleta de medo de lutar pela liberdade. Seria apenas uma questão de tempo. Já que ele colocou aquela monarquia pra correr. Entenda que um dos fatos daquele homem não ser lembrando, é que aquele povo não foi mais atormentado pelo ato glorioso feito por ele.

Então continua apostando na força? Caso sua resposta é não, então comece a buscar sabedoria. E preste atenção nessa dica: A Bíblia está repleta de conselhos para tentar se tornar um sábio. Não desperdice o seu tempo com coisas supérfluas.

Não se esqueça: “Ser Inteligente não é ter sabedoria”. Autor Desconhecido.

Somente a Deus Seja Toda Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário