quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Que Tal Pedir Um Conselho?

O título é meio estranho, mas é importante. Na vida todos os nossos atos errados precisam de um aconselhamento, sempre temos uma pessoa certa com quem sempre podemos contar. Mas por que na vida cristã temos medo de buscar ajuda? Bom, é sobre isso que eu quero falar. Damos mais atenção aos conselhos de pessoas despreparadas do que pessoas instruídas por Deus para nos confortar em momentos difíceis. Também em ocasiões pensamos que essas pessoas estão escassas. Grandes homens estão morrendo – missionários e pregadores excelentes – e não estamos vendo pessoas com índole moral, conhecimento, fome de justiça, anseio por almas que estão aflitas, etc. Tomar posse dos lugares que eles ocupavam. Será? A banalidade está em uso total na “religião” e concorre ponto-a-ponto com a falta de disciplina. Será mesmo? Não se pode mais confiar em alguém para partilhar a dor e o sofrimento que o acompanha? Será que
pessoas que possam nos ajudar estão realmente em falta? Vamos ver nos próximos parágrafos.

É complicadíssimo ver os nossos erros e muito mais ainda reconhecer que estamos errados,
mas no momento da batida frente-a-frente com as falhas nos faz entender que precisamos de ajuda e de acompanhamento, um erro – pecado – não é somente mais um pecado ao momento em que o admitimos frequentemente em nossas vidas. Para haver arrependimento é necessário não ter os mesmos erros e, principalmente entender que, caso haja uma “necessidade” de permanecer na falha, há uma necessidade ainda maior de procurar um amigo para tratamento (reconhecendo primeiramente a necessidade do agir de Deus). Já relatei aqui no post, que conforme o mau costume vai ficando mais tempo em sua vida, chega um momento em que ficara difícil dele ser reparado.

A Bíblia deixa de forma clara que somos um corpo, “... para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.” (1 Co.12.25). A necessidade de ajuda é grande e recheada de cuidados, todos têm falha, porém, há uma jactância tremenda no reconhecimento que elas estão em nós. O momento de tratamento é a qualquer dia, e a procura pelo irmão é totalmente necessária e eficaz, pois tudo tem que permanecer em harmonia para o corpo ser sem feridas. Não fique inerte, não tenha medo de falar dos seus problemas para seus irmãos, eles podem ajuda-lo direta ou indiretamente, tanto em orações quanto em ações a seu favor.


Não dá para entender por que os irmãos só procuram o outro quando tem necessidades financeiras – por incrível que pareça, as pessoas pensam que essa é o pior de todas as dificuldades.— Acaso o dinheiro é mais relevante do que a vida espiritual? A resposta é não, mas mesmo assim não há coragem de ir à casa de um irmão para lhe pedir ajudar em relações espirituais, nem há animação possível para buscar ajuda em um Pastor. Será que ele não estudou o bastante para pode fazer isto? Ele está apto para ajudar e corrigir e orar por sua vida, ele fica alegre quando alguém vai até ele pedir aconselhamento, e é a pessoa mais certa para fazer isto.

No momento em que tentamos lidar com nossas falhas sozinhos, é um momento de rebaixar os nossos semelhantes. Pois, julgamos que neles não há ajuda, não há uma suficiência, e, sobretudo não existe uma capacidade que possa interferir nos erros que estamos praticando. Os reduzimos a nada , pois me diga, qual pé rejeita a perna? Qual mão que não gosta da participação do braço para poder ser bem usada (estranha essa comparação, risos)? Então se somos corpo necessitamos altamente da ajuda dos outros membros, e quando, temos feridas atrapalhamos o desempenho dos outros. A perfeição é impossível alcançar nesse mundo, mas devemos tentar ficar mais longe possível do pecado. E estar sempre disposto a ajudar e buscar ajuda, quando esta for preciso. Confie no seu irmão, não o reduza a nada, não deixe que a desonestidade atinja você, acredite nele e ele também acreditará em você.

Agora vamos retornar ao primeiro parágrafo e analisar o que foi dito, será que não existe mais homens dispostos a ajudar quem necessita? Bom, posso dizer com toda a certeza que eles estão por todos os lados e apenas esperando o momento em que você deixara o seu orgulho de lado e buscar ajuda neles. Não que eles sejam pessoas perfeitas, mas, sim digo, mais bem preparados, pois, já passaram por situações parecidas com a que nos constrange e nos deixam impotentes, e assim aprenderam com as experiências, ou então eles tem o talento de confortar os corações dos que estão em tremenda angústia ( afirmo com certeza que existem, pois eu conheço alguns, não ouvi falar, eu realmente conheço).

Nas aflições busque primeiramente a Deus e com certeza ele ira abrir o seus olhos para saber resolver a sua aflição, e não deixara de indicar alguém que possa o ajudar nessa hora de angústia.

“ Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial.” ( Pv. 27.9).



Somente a Deus Seja Toda Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário