Atos 8.1,3:
¹ Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.
³ Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas: e arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.
Ao ler as sagradas escrituras, pensamos: como algo de ruim pode acontecer na vida dos cristãos? Pois bem, quando vamos mais a fundo nelas, observamos que realmente Deus escreve certo por linhas tortas e até mesmo onde não há folhas. Observamos que seus planos nunca irão falhar,eles são executados a todo momento.
Saulo era um dos maiores carrascos dos cristãos, ele não perdoava em hipótese alguma, mas, vejamos que as suas perseguições aos crentes em Cristo, foi um dos motivos para que a pregação do evangelho continuasse a se abranger além de Jerusálem "...entrementes, os que foram dispersos, iam por toda a parte pregando o evangelho" (Atos 8.4)vemos que mesmo antes de sua conversão ao cristianismo, Paulo já contribuia para o crescimento do evangelho, com suas sequências de perseguições.
Uma igreja com membros que realmente são partes de Cristo, sempre será perseguida. Se não há perseguição, esta já não está incomodando o mundo, e sim, fazendo parte, concordando e andando lado a lado, quando deveriam entrar na população e fazer a diferença pronúnciando nome de Jesus, mas já a um certo tempo elas só vem andando de mãos dadas com todo tipo de liberalismo. Uma igreja só será perseguida quando incomodar o mundo, era o que acontecia em Jerusalém, o verdadeiro cristianismo predominava.
Saulo pensava que estava diminuindo a população cristã, pelo contrário, estava fazendo que sementes fossem plantadas em outros lugares, o perseguidor na verdade estava contribuindo para o plantio do cristianismo. Deus mais uma vez fazia com que seus planos fossem colocados em pratica.
Saulo não se cansava, respirava ameaças aos cristãos, mas o fim de sua vida de carrasco estava perto de se acabar, estava próximo de se findar o seu hábito de predador. No caminho para Damasco, Saulo se vê frente a frente com Jesus, o primeiro encontro, o momento da mudança a hora de deixar o posto de caçador e prestes a se tornar caça.
A pedido do Senhor, Ananias vai ao encontro de Saulo para o batizar, e ele recupera a visão, não a que ele tinha de ódio, mortes e perseguições aos seguidores de Cristo, agora ele é um novo ser uma nova criatura, e tem o objetivo de levar o evangelho de Jesus a todo o mundo. Paulo agora sofre perseguições as mesmas que ele cometia, é preso, torturado, e não se queixava da vida que levará. Isso seria apenas um acaso? Não, planos "...pois, eu lhe mostrarei, quanto se importa sofrer pelo meu nome.."(Atos 9.17). Mais uma vez vemos os desejos de Deus o Pai concluído, e ele tem destinos traçados para cada um de nós, devemos seguir suas instruções, pois, com um perseguidor tivemos perseguições, as quais contribuiram e muito para o crescimento do evangelho no mundo, imagine o que pode ser feito com fiéis praticantes da palvara? Está na hora de começar a incomodar os acomodados.
A GRAÇA E A PAZ
Adelson Couto de Oliveira